Unidades de Conservação e Áreas Protegidas Inseridas na APA Gama e Cabeça-de-Veado

Primeiramente, é importante que compreendamos que as Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, participantes da APA, são espaços territoriais institucionalizados para executar objetivos voltados para a preservação e/ou proteção do ecossistema.
Por conseguinte, devido às suas particularidades, a APA Gama e Cabeça-de-Veado apresenta inserido em seu território 6 tipos de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, que serão melhor exemplificadas abaixo, bem como seus atuais órgãos administradores e suas principais funções.

1. Área de Proteção de Manacial (APM):
  • APM Catetinho: Administrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), em parceria com a CAESB e TERRACAP. Foi criada em 09 de setembro de 1997 com os objetivos primários de conservação, recuperação e manejo das bacias hidrográficas a montante dos pontos de captação da CAESB, sem prejudicar a captação e distribuição de água de boa qualidade à população.
2. Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE):
  • Capetinga-Taquara: Administrada pelo IBAMA em parceria com a Universidade de Brasília. Foi criada em 03 de junho de 1985, com o objetivo de proteção da biota nativa da região.
  • Cerradão: Administrada pela SEMARH. Foi criada em 07 de maio de 1998, com os fins de garantir a diversidade biológica de espécies, proteção dos recursos vivos e estímulo de estudos da biodiversidade local e projetos de educação ambiental com as comunidades vizinhas.
  • Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo: Administrada pela SEMARH. Foi criada em 16 de junho de 1988, com as funções de proteção da fauna e flora do curso inferior e estuário do Riacho Fundo, manejo e recuperação da biota do Santuário causada por pressão antrópica, preservação de espécies endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção, e desenvolvimento de programas de pesquisa e análise dos ecossistemas locais.
3. Estações Ecológicas:
  • Reserva Ecológica do IBGE (RECOR): Administrada pelo IBGE. Foi criada em 22 de dezembro de 1975, buscando preservar o acervo de recursos naturais da fauna e flora, e assegurar a produção e análise de dados sobre o meio ambiente e seus recursos naturais.
  • Fazenda Água Limpa (FAL): Administrada pela Universidade de Brasília (UnB). Foi criada em 16 de agosto de 1991, com a finalidade de preservar o acervo de cerrado nativo, incluir as ARIE's Capetinga-Taquara dentro da Estação Ecológica, e planejar e executar atividades aos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão de suas Unidades Acadêmicas.
  • Jardim Botânico de Brasília: Administrado pela SEMARH. Foi criado em 26 de novembro de 1992, com o objetivo de desenvolvimento de tecnologias para manejo e uso racional de recursos naturais, transmissão de informações sobre questões ecológicas para a sensibilização e conscientização comunitária, proteção dos recursos hídricos de importância para distribuição entre comunidades vizinhas, e promoção de atividades de educação ambiental para redes de ensino público e privado.
4. Jardim Zoológico de Brasília: Administrado pela Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) e indiretamente pela SEMARH. Foi criado em 06 de dezembro de 1957, com os objetivos de preservação de animais em extinção, conservação e pesquisa de recursos naturais e vínculo a projetos de educação ambiental com inserção de lazer.

5. Jardim Botânico de Brasília: Administrado pela SEMARH. Foi criado em 08 de março de 1985, com a função de proteção do ribeirão Cabeça-de-Veado, e abranger fisionomias do cerrado não presentes na área original do Jardim Botânico.

6. Parque Ecológico e de Uso Múltiplo:
  • Candangolândia e Garça Branca: Administrados pelo SEMARH. Foram criados em 14 de dezembro de 1999, com o objetivo de proteger os atributos naturais junto às áreas urbanas, com finalidades educacionais, recreativas e científicas.








Referências:

1. http://www.zoo.df.gov.br/quem-somos/
2. http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001303/130301por.pdf
3. http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao
4. https://loja.ibge.gov.br/reserva-ecologica-do-ibge-biodiversidade-terrestre-tomo-1-e-2-v-1.html
5. http://www.fal.unb.br/
6. https://recor.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A APA Gama e Cabeça-de-Veado

Diferenças entre APA e APP

Espécies de algas