A APA Gama e Cabeça-de-Veado
A Área de Proteção Ambiental Gama e Cabeça-de-Veado foi legalmente criada em 21 de abril de 1986, de acordo como Decreto Distrital nº 9471, por apresentar em seu território significativos trechos intactos de ecossistemas de cerrado, por sua grande riqueza na fauna e flora, por seu papel na recuperação e abastecimento do Lago Paranoá, pela possibilidade de desenvolvimento de importantes estudos ecológicos, florestais, botânicos e zoológicos com a biodiversidade presente, entre outros motivos.
Tem como finalidade maior garantir a integridade ecológica dos ecossistemas
terrestres e aquáticos e proteger os cursos d’água, ribeirão do Gama e Cabeça-de-Veado, que integram a bacia do
Paranoá e são responsáveis por um terço das águas do Lago Paranoá. Ainda, se atenta à restauração de áreas alteradas para seu estado natural, e assegura condições à realização de pesquisas de instituições científicas com atuação em seus domínios.
Referências:
1. Apa das Bacias do Gama e Cabeça-de-Veado; Disponível em: <http://br.viarural.com/servicos/turismo/areas-de-protecao-ambiental/apa-das-bacias-do-gama-e-cabeca-de-veado>.
2. Subsídios ao zoneamento da APA Gama-Cabeça de Veado e Reserva da Biosfera do Cerrado: caracterização e conflitos socioambientais; Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001303/130301por.pdf>.
Comentários
Postar um comentário