Flora da APA Gama Cabeça-de-Veado
Os ecossistemas terrestres da APA Gama Cabeça-de-Veado apresentam grande variação florística derivada da heterogeneidade ambiental, o que facilita a ocorrência de quase todas as fitofisionomias do bioma Cerrado como Campo limpo, Campo sujo, Cerrado sensu stricto, Cerradão, Vereda e Mata de galeria. As fisionomias estacionalmente inundáveis como os Campos limpos, Veredas e Matas de galeria são bem representadas neste setor do DF. Entretanto o Cerrado sensu stricto é a fisionomia predominante na APA Gama Cabeça-de-Veado, ocorrendo sobre Latossolos Vermelho Amarelo, estes encontrados principalmente nos relevos Pediplanos de Brasília que predominam na região. Esta fisionomia é uma vegetação que aparece geralmente em faixas extensas e contínuas, indicado por uma camada herbácea com predominância de graminóide e por uma camada lenhosa, que varia de 3-5m de altura, com cobertura arbórea de 10 a 60%. As duas camadas são ricas em espécies, porém as epífitas são mais raras.
A sua flora vascular é muito representativa do Brasil Central, contendo 30% das espécies e 78% das famílias de plantas encontradas no bioma Cerrado.
O Cerrado sensu stricto é a fisionomia predominante na APA Gama Cabeça-de-Veado, ocorrendo sobre Latossolos Vermelho Amarelo, estes encontrados principalmente nos relevos Pediplanos de Brasília que predominam na região. Esta fisionomia é uma vegetação que aparece geralmente em faixas extensas e contínuas, indicado por uma camada herbácea com predominância de graminóide e por uma camada lenhosa, que varia de 3-5m de altura, com cobertura arbórea de 10 a 60%. As duas camadas são ricas em espécies, porém as epífitas são mais raras.
Principais espécies encontras na região:
- Entre as espécies arbóreas destacam-se Ouratea hexasperma, "Vassoura de Bruxa" (Ochnaceae); Qualea parviflora, "Pau terra da folha miúda" e Qualea grandiflora, "Pau - terra da folha grande" (Vochysiaceae); Caryocar brasiliense, "Pequi" (Caryocaraceae); Dalbergia miscolobium (Jacarandá do cerrado); Sclerolobium paniculatum, "Carvoeiro" (Leguminosae); Styrax ferrugineus, "Laranjinha" (Styracaceae); Dydimopanax macrocarpum, "Mandicão" (Araliaceae); Kielmeyera coriacea "Pau Santo" (Guttiferae); Byrsonima crassa, "Murici" (Malpighiaceae).
- Entre as espécies herbáceas e arbustivas destacam-se as da família Gramineae, Echinolaena inflexa, "Capim flexinha"; Axonopus marginatus, Ichnanthus camporum, Euphorbiaceae, Croton goyazensis e a Oxilidaceae, Oxalis densinfolia
referencias:
1.http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001303/130301por.pdf
2. http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=espanol&infoid=884&sid=2
2. http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=espanol&infoid=884&sid=2
Comentários
Postar um comentário